Precisando de dicas para o seu bonsai?

11/09/2019 Plantas
Bonsai em jardim

O bonsai é aquela árvore, bem pequena, cultivada em vasos e muito famosa por fazer parte da cultura japonesa. A arte de cultivar árvores em miniatura originou-se na China, antes do século VIII, mas foi no Japão que o bonsai se popularizou no mesmo período por conta da expansão do budismo, adquirindo suas formas atuais somente no século XVIII.

Elas chegam neste tamanho pequeno, mesmo depois de adultas, por conta de um processo minucioso de podas contínuas de galhos e raízes, além de amarrações com arame. Podem atingir até 1,20 metro de altura e podem ser de vários tipos: amoreira, pessegueiro, fícus, pinheiro, ipê-amarelo, mangueira, entre outros.

Quem ganha um bonsai de presente, recebe um símbolo de prosperidade, equilíbrio, harmonia e boa sorte duradoura, pois este tipo de planta apresenta maior tempo de vida do que as tradicionais. O bonsai exige de seu “dono” muita paciência, concentração e coordenação motora para mantê-lo bonito; por isso, é considerado uma terapia bastante eficaz.

Confira as dicas para saber como cuidar do seu bonsai!

Poda e arame

A poda é uma das mais importantes técnicas de manutenção do bonsai, pois, se esta prática não acontecer regularmente, a planta crescerá em seu tamanho normal.

Primeiramente, você deve observar se sua árvore possui galhos irregulares, como aqueles que se cruzam ou que nascem no fundo do tronco. Estas partes devem ser eliminadas com tesoura ou mesmo com as mãos. Corte o caule, sempre acima das folhas, e todos os galhos que ultrapassam o perfil da planta.

A nova folhagem deve ser retirada durante a primavera e o verão, mas os galhos e o tronco só podem ser aparados no outono. A explicação é que, para que as folhas que nasceram nas estações anteriores fiquem enrijecidas durante o outono, a folhagem nova deve ser eliminada.

Já o arame é colocado para que o bonsai mantenha sua forma ao longo do crescimento. No entanto, ele deve ser vigiado constantemente para evitar o corte do tronco. As árvores coníferas, como o pinheiro, devem ser aramadas durante o inverno, mantendo os fios durante um ano. Já as árvores decíduas, como as frutíferas, devem receber o arame no verão, mantendo-o por pelo menos três meses. Se o bonsai perder a forma, deverá receber o arame novamente nas estações adequadas do ano seguinte.

É bom lembrar que o corte da raiz também deve ser feito anualmente, pois permite a formação de novas raízes, fazendo com que a árvore cresça mais bonita. Depois de limpas, as raízes devem ser encurtadas em cerca de 1/3. A operação deve acontecer na primavera.

Local

O bonsai, por ser uma planta delicada, exige condições climáticas adequadas para sua sobrevivência. As árvores tropicais, por exemplo, requerem muito sol. No entanto, outras espécies não podem ficar diretamente expostas à luz solar. De qualquer forma, mantenha o bonsai em local com boa circulação de ar e com boa umidade. A luz artificial também é uma saída para quem não consegue expor a árvore ao sol diretamente.

Manutenção

Os fertilizantes não são extremamente essenciais para alimentar o bonsai, mas podem ser usados, se assim for necessário. É recomendada a pulverização com um inseticida adequado, mas apenas quando as folhas estiverem completamente abertas ou em um botão.

Na primavera, no verão e no outono, é necessário que se regue a árvore todos os dias. No inverno o ritmo diminui, mas o bonsai deve estar sempre úmido. Isso significa que todas as partes devem ser molhadas (tronco, folhas e galhos) de preferência sempre no mesmo horário: no final da tarde para que a terra permaneça úmida durante toda a noite.

Assim, seu bonsai deve ficar bonito e saudável, garantindo a longevidade típica deste tipo de planta!

 

Dicas para regar o seu bonsai

 

1) Observe o solo

Se o solo ainda estiver molhado, é sinal de que a água ainda não é necessária. Você pode usar os próprios dedos para sentir a umidade do solo; mais ou menos 1 centímetro de profundidade já é suficiente para você notar se ele está seco ou úmido. A rega vai ser necessária somente quando o toque for seco!

Mas fique tranquilo: você não vai precisar colocar o dedo no vaso toda vez que quiser saber se é hora de regar seu bonsai. Com um certo tempo de prática e observação, você será capaz de notar apenas vendo o solo! Observar a necessidade do solo é importante pois os bonsais são instalados em vasos pequenos e, por isso, a água seca mais rapidamente.

 

2) Cuidado com o sol

Ao regar seu bonsai, é aconselhável que a planta não esteja sob o sol. Quando estão na copa da árvore, as gotas de água, em contato com a luz do sol, pode queimar as folhas!

 

3) Água direto no solo

A melhor maneira de regar um bonsai é depositando água diretamente sobre o substrato e a dica para controlar a quantidade adequada é que sejam utilizadas porções suficientes para que a água escorra pelos espaços de drenagem do vaso. Você também pode molhar as folhas e os troncos, com os devidos cuidados e sem excessos.

 

4) Cuidado com água demais

Considerando que a maior parte da rega é realizada sobre o solo, se a planta recebe mais água do que realmente precisa, a tendência é que haja um acúmulo de líquido que pode ser o ambiente perfeito para a proliferação de fungos.

 

5) Como chuva

Ao depositar água no substrato, o ideal é que a rega seja semelhante a chuviscos. Essa dica se faz necessária pois, dessa maneira, os fragmentos, adubos e mesmo o substrato não são espalhados pela água. É recomendado o uso de um regador de ralo fino, pois assim a saída de água será suave como os bonsais gostam. Para resultados ainda melhores, regar os bonsais com água da própria chuva é excelente, considerando a ausência de produtos químicos comumente presentes em água encanada.

 

6) Bonsai seco

Se a planta estiver extremamente seca, você pode preparar uma bacia com água e mergulhar o substrato do bonsai por cerca de 30 minutos.

 

7) A tarde não é o melhor período

Depois de um dia inteiro, geralmente o solo das plantas vai estar aquecido. Ao receber a água, que está fria, o substrato pode sofrer um choque térmico.

 

8) A mistura do solo é importante

Utilizar a mistura de solo adequada influencia na quantidade de vezes que a rega será necessária; isso acontece porque há misturas que retêm mais ou menos água. O ideal é que você faça uso de misturas que retêm água quando a rega não puder ser feita regularmente!

 

E a dica mais importante de todas é a adubação! Se você quer seus bonsais sempre bonitos e saudáveis, conheça o Planta 100, fertilizante líquido completo e equilibrado com todos os nutrientes que suas plantas precisam!