Por que usar fertilizante foliar para as flores do seu jardim?

03/07/2017 Flores
fertilizantes foliares para flores

Poucas coisas são mais bonitas de se ver do que uma flor majestosa, florescendo saudável e enchendo o nosso jardim de cor e vida. Resultado de uma série de cuidados constantes e frequentes, um jardim florido é reflexo direto, principalmente, de uma boa nutrição.

A variedade de espécies de flor é grande e, quando o assunto é qual fertilizante usar, a dúvida pode surgir. Orgânicos ou químicos; foliares ou radiculares… Qual escolher? O assunto do post de hoje é sobre os fertilizantes foliares para o benefício das flores do seu jardim! Confira.

Por que fertilizar as flores?

Nós já sabemos que os nutrientes são os alimentos das plantas e, por isso, são tão importantes. Considerando que o substrato nem sempre dá conta de fornecer tudo aquilo que a sua flor precisa (e nas quantidades que ela precisa!), os fertilizantes se fazem necessários nesse momento de manutenção. Essa é vantagem maior da boa nutrição; dentro dela, está também a vantagem de que flores bem nutridas estão menos sujeitas à contaminação por fungos e bactérias!

Geralmente, as plantas necessitam de uma série de nutrientes e, entre eles, estão a tríade NPK: nitrogênio, fósforo e potássio. Para você ter uma ideia da importância de uma boa nutrição (não só destes 3 nutrientes, mas de todos os outros também), o nitrogênio auxilia no fortalecimento das estruturas — raiz, haste e folhas —; o potássio atua na resistência contra doenças e pragas, além de potencializar a produção de semente e a durabilidade das flores; já o fósforo é de suma importância para o bom desenvolvimento das flores e das sementes.

O que é um fertilizante foliar?

Os fertilizantes foliares vêm no formato líquido e para diluição em água. São a melhor opção quando o assunto é resposta rápida na absorção de nutrientes! Estima-se que, neste formato, a planta absorva até 90% do fertilizante!

Por que é a absorção e a resposta são rápidas?

A explicação sobre o porquê da ágil atuação dos fertilizantes foliares é bastante interessante! As folhas das plantas contam com uma estrutura microscópica responsável algumas funções. Isso inclui a absorção de nutrientes! Como se fossem boquinhas, essas estruturas são chamadas de estômatos. Quando você dilui o fertilizante foliar na água e aplica-o sobre as folhas, os estômatos trabalharão para absorver a água e, assim, absorverão também a os nutrientes que nela estão!

Quais são as vantagens do fertilizante foliar?

Além da rápida absorção dos nutrientes, as folhas podem se beneficiar com os fertilizantes foliares de muitas outras maneiras!

  • Os fertilizantes foliares ajudam a potencializar a capacidade que as plantas têm de absorver nutrientes aplicados não somente nas folhas, mas também no solo;
  • O desperdício de nutrientes é mínimo, já que tudo aquilo que “sobrar” das plantas, acaba escorrendo até as raízes e, assim, é absorvido por elas.
  • O metabolismo da planta é estimulado por esse tipo de adubação. Assim, elementos como a clorofila e as proteínas são melhor trabalhados.
  • A economia é uma das maiores vantagens de se utilizar um fertilizante foliar. Por ser diluído em água, o rendimento é maximizado e dispensa a aquisição de fertilizantes em grandes quantidades.
  • Se você optar pelas versões completas, eliminará 2 trabalhos: o de aplicar fertilizantes diferentes e o de regar as plantas separadamente. Isso porque, com os fertilizantes foliares completos, você tem todos os fertilizantes que precisa para a sua flor, sem a necessidade de precisar medir e aplicar doses de diferentes nutrientes; com relação à água, o fertilizante foliar é diluído em água e, conforme você aplica a solução, está também regando a flor.

 

Com todas essas informações, já é hora de trocar o seu fertilizante pelo foliar, não é? E se a ideia de ter um fertilizante foliar, completo e específico para flores despertou o seu interesse, confira o nosso post sobre o Flores 100, fertilizante completo para as flores, folhagens e arbustos do seu jardim!

 

fertilizantes foliares