Passo a passo para cuidar do seu jardim no inverno

02/05/2017 Jardim

Os jardins são espaços muito importantes em nossas residências, já que são responsáveis por embelezar o nosso quintal e a nossa casa, trazendo mais alegria e vida para os nossos dias. Uma casa com um jardim bem cuidado acaba por se tornar também mais aconchegante, além de transmitir paz e calma para quem passar por perto.

Durante a primavera e o verão, as estações mais quentes do ano, os jardins ficam repletos de flores e cheios de vida de forma natural, pois nessas estações a própria natureza colabora para o florescimento. No entanto, não dá para tirar e colocar os jardins apenas nessas estações, não é mesmo? É preciso lembrar que eles também estarão em nossas casas durante o frio, época em que mais cuidados se fazem necessários para que toda a beleza e encanto não se percam.

Seguindo algumas recomendações, é possível manter o seu jardim bonito mesmo nas estações mais frias do ano. Quer saber quais são esses cuidados? Confira nossas dicas a seguir.

 

Rega adequada

Muita gente erra ao pensar que, como não faz calor, as plantas não precisam ser regadas. Assim como no verão, as plantas precisam ser regadas com certa frequência, oferecendo a hidratação necessária para que elas possam sobreviver. É claro que deve-se tomar cuidado para não regar em excesso – precisamos evitar o apodrecimento das raízes e também a proliferação de fungos.

 

Plantas frágeis

Algumas plantas são mais frágeis do que outras; por isso, para evitar que elas se quebrem, proteja-as do vento forte, colocando-as em locais estratégicos do seu jardim ou, se possível, recolhendo-as para dentro de casa. Se elas estiverem fixas em seu jardim, uma forma de aumentar a sua resistência é reforçando-as com pequenos galhos que sirvam de sustentação.

 

Plantas de calor

As plantas de calor sofrem (e muito) com a queda da temperatura. Por isso, é importante que elas sejam sempre cultivadas em vasos, para que durante os dias mais frios possam ser abrigadas em ambientes internos.

 

Evitar podas drásticas

Outro cuidado que se deve tomar para manter o seu jardim mais bonito durante o inverno é evitar podar demais as plantas, principalmente as que florescem nesta estação, pois assim você não atrapalhará o aparecimento de novas folhas.

 

Cuidados com a geada

Nos dias mais frios do ano, é comum que se tenha geadas logo pela manhã ou durante a madrugada. A geada é altamente prejudicial para os jardins, principalmente para os gramados, parecendo queimá-los quando os atinge. Para proteger o seu jardim, procure cobrir o seu gramado com lona ou areia quando a previsão for de geada.

 

Fertilização

Mais do que nunca, o inverno é a estação em que os jardins mais precisam de cuidados e um deles é a fertilização. Usar os fertilizantes certos é fundamental para oferecer os nutrientes necessários para suas plantas, contribuindo para o crescimento de cada uma delas.

Qual o tipo de fertilizante que você costuma utilizar em seu jardim? Já ouviu falar nos fertilizantes líquidos? Conheça abaixo as principais vantagens de utilizá-lo em sua casa.