Passo-a-passo: como plantar grama?

17/02/2017 Jardim, Paisagismo

A grama é figura carimbada em grande parte dos jardins, dos pequenos aos grandes. Além disso, o gramado é, geralmente, um dos primeiros itens na lista de quem está começando a montar um jardim. A variedade de espécies é grande e para todos os ambientes: com muito ou pouco sol, para regiões de muita ou pouca chuva, gramas com muita ou pouca resistência ao pisoteio, etc.

Depois de analisar o local e o solo que receberá a grama, ela deve ser comprada e, então, plantada. Mas você sabe como fazer um plantio de grama? Nós separamos um passo-a-passo com todas as etapas para que você mesmo comece o seu jardim!

1. Limpe o solo

Depois de identificar e comprar o melhor tipo para o espaço que você deseja, é preciso preparar o solo para que ele receba a grama. É necessário remover qualquer tipo de mato, pedra, entulho, ervas daninhas, etc, e nivelar o terreno. O ideal é que o espaço esteja o mais nivelado possível, a fim de evitar diferenças que podem comprometer a estética do jardim.

2. Deixe o solo aerado

Com uma enxada ou ferramenta semelhante, você deve remexer a terra para que qualquer pedaço mais consistente se desfaça, deixando-a o mais aerada possível. Vale lembrar que esse procedimento deve ser feito a uma profundidade entre 10 e 20 centímetros.

3. Prepare o solo

Antes de receber a grama, é sempre uma boa ideia adubar o solo. Mas os fertilizantes recomendados para esta etapa são os mais simples, visto que a grama ainda vai levar um tempo para enraizar e absorver os nutrientes que precisa. O famoso NPK, fertilizante à base de nitrogênio, fósforo e potássio, é uma boa opção. Basta seguir as instruções de uso do fabricante, que constam na embalagem.

4. Descarregue a grama

Quando a grama chegar, é recomendado que o plantio aconteça imediatamente, sob o risco da planta se deteriorar. Estenda a grama sobre os lugares que deseja preencher, lado a lado e sem muito espaço entre um pedaço e outro. Vale lembrar que a grama NÃO precisa ser molhada antes do plantio.

Caso fique algum pedaço sem grama, você pode cortar uma fração para preencher. Depois de plantada, você pode pulverizar a grama com um pouco de terra;

É isso! Seu gramado está pronto! Depois disso, é só manter sua grama sempre saudável. Nos 15 dias seguintes ao plantio, recomenda-se que a rega seja feita 2 vezes ao dia se for verão ou 1 vez ao dia se for inverno. Ao fim desse período, uma rega a cada 2 ou 4 dias é mais do que o suficiente!

Quer saber mais sobre os cuidados com o jardim?

 dicas de como montar um jardim pequeno

cuidados e nutrição planta 100