Passo a passo do cuidado com as folhas das orquídeas

19/06/2017 Flores
cuidados folhas orquídeas

Água, iluminação, nutrientes, um bom substrato e, de quebra, bons fertilizantes. Essa costuma ser uma excelente combinação para quem quer garantir um bom desenvolvimento às suas plantas o que inclui as orquídeas.

Mas, além dos cuidados básicos, há aqueles que são mais complementares, como a poda das hastes e a limpeza das folhas, por exemplo. Se este último item te causou estranheza, o post de hoje é para você! As folhas das suas orquídeas precisam de uma limpeza regular para garantir um bom desenvolvimento.

 

Por que limpar as folhas das orquídeas?

Geralmente, o maior causador de sujeira nas plantas é a poluição, afetando diretamente na coloração das folhas e na saúde do vegetal como um todo. Isso acontece porque os resíduos de sujeira obstruem os estômatos das plantas, que são extremamente importantes para a troca de gases e água entre as plantas. Assim, quando a poluição atinge essas partes, a planta pode acabar sendo sufocada. Além disso, a poeira depositada sobre a planta também pode comprometer a absorção de luz.

Mas a limpeza das suas orquídeas não é nenhum bicho de 7 cabeças! Confira abaixo como você pode deixar as folhas da sua planta impecáveis!

 

Como limpar as folhas das orquídeas?

As partes que mais merecem atenção são a frente e o verso, extensões que costumam contar com mais estômatos. Assim, é bom caprichar nessas partes!

Para realizar a limpeza, você vai precisar de:

1) Algodão;

2) Cotonetes;

3) Água fria;

4) Borrifador de água;

Tão simples quanto essa lista é o procedimento de limpeza. Basta borrifar a água fria sobre as folhas e passar delicadamente o algodão sobre as partes. Você deve reparar que o algodão sairá marcado de sujeira, possivelmente. A depender do quão suja está a sua orquídea, vale a pena repetir o procedimento. Já os cotonetes serão úteis para higienizar as partes menores e mais difíceis de serem alcançadas, devendo ser higienizadas da mesma maneira.

Há quem utilize detergentes e até mesmo álcool diluídos à água, mas é importante frisar que se sujeira da sua orquídea for facilmente removível com água, esses produtos são totalmente dispensáveis. Em último caso, se as folhas estão muito sujas, oleosas ou com resquícios de pó preto e espesso, o detergente pode ajudar.

Vale lembrar também que, além de uma boa limpeza, os nutrientes são a chave para o desenvolvimento saudável. De nada adianta remover a sujeira na esperança de que isso torne a sua orquídea mais saudável se o que ela precisa mesmo é de nutrição adequada. Por isso, você deve ficar atento aos sinais que a sua planta dá e, assim, fornecer os nutrientes que ela tanto necessita.

Agora que você já sabe como deixar a sua orquídea limpinha, é hora de colocar a mão na massa! Se você ficou interessado sobre a nutrição adequada de orquídeas, nós separamos um post que vai ajudar muito na hora de escolher qual é a melhor opção para as suas plantas! Confira: