Jardim pequeno: aprenda e tenha o seu!

18/09/2019 Jardim
Violetas azuis em jardim pequeno

Muitas pessoas gostam e veem o cuidado com jardins e flores como uma terapia. E, de fato, é. O cuidado com as plantas vai muito além de plantá-las e regá-las frequentemente. Por mais estranho que pareça, existe um laço de sentimento que faz parte de todo esse processo e que, na maioria dos casos, é o que traz bons resultados e flores viçosas permanentemente.

Diante disso, a maior parte das pessoas optam por ter um jardim na própria casa, no qual são cultivados desde especiarias, como temperos naturais, até as espécies de plantas e flores que mais se gosta.

No entanto, não é todo mundo que dispõe de muito espaço na residência para a instalação e o cultivo de um jardim. Mesmo assim, a boa notícia é que é possível montar um jardim pequeno sem ocupar muito espaço em sua casa. Qualquer cantinho, por menor que seja, pode ser transformado em um jardim e se tornar um ponto especial da sua casa.

Agora que você já sabe que essa missão não é impossível, precisa ficar atento a alguns detalhes para que todo o espaço que você tem à disposição para transformar em jardim seja aproveitado ao máximo, sem qualquer tipo de desperdício.

Para isso, é extremamente importante escolher as plantas adequadas para o seu espaço. Pode parecer meio óbvio, mas os jardins pequenos ficam melhores com as flores e folhagens menores e com caules mais finos. Esses pequenos detalhes fazem com que o seu jardim apresente mais harmonia e um aspecto mais delicado.

É importante também optar por plantas que não possuam raízes muito profundas, pois isso pode atrapalhar o desenvolvimento das outras espécies que também fazem parte do espaço. Além disso, escolha aqueles tipos de plantas que não crescem tanto. Isso facilita o seu trabalho, uma vez que não precisará ficar podando com frequência, já que nem sempre se tem tempo hábil para esses cuidados.

Como montar um jardim pequeno?

 

1. Grama

A grama é o primeiro investimento. A presença de grama, por menor que seja o espaço, já o caracteriza como jardim. Você pode escolher a espécie da sua preferência e começar o seu jardim. Uma opção para facilitar é escolher aquelas que demoram mais tempo para crescer.

2. Use itens de decoração

Uma boa ideia também é mesclar o seu jardim com alguns itens de decoração, como tijolos, cascalhos e pedras. Você pode aproveitar uma parede, por exemplo, que tenha tijolinhos à vista para construir o seu jardim próximo a ela.

3. Jardim verticalizado

Outra opção é utilizar o espaço das paredes para estender o seu jardim. Você pode optar por painéis de madeira ou telas metálicas para instalar vasos e dar um toque especial ao seu espaço.

4. Iluminação

Até mesmo os jardins menores precisam de iluminação. Esse pequeno detalhe faz com que o seu espaço seja valorizado. Escolha um ou até dois pontos de luz e instale as lâmpadas. Uma opção é instalá-las no chão, de forma que todo o jardim seja iluminado.

 

5 plantas perfeitas para um jardim pequeno

1. Cactos

Os cactos são plantas bem resistentes e que não precisam de muito espaço. Costumam crescer verticalmente e ficam uma graça combinados com pedrinhas brancas e um gramado bem verdinho. Há espécies e tipos para todos os gostos, desde os arredondados até os mais compridinhos. Alguns deles também florescem e podem deixar um visual de tirar o fôlego em algumas estações do ano.

A vantagem dos cactos é que crescem muito bem tanto em jardins externos quanto internos, você só precisa garantir uma iluminação e uma rega no tempo certo, de acordo com a planta escolhida.

 

2. Bonsai

O bonsai é um tipo de planta incrível, capaz de deixar qualquer jardim pequeno com um ar mais elegante. São arvorezinhas pequenas, plantadas em pequenos vasos e estão disponíveis nas mais diversas espécies e modelos. Você pode optar por plantar um mini pomar frutífero ou então apostar em espécies que produzem flores ou folhas ornamentais.

Escolha o modelo de bonsai que mais se adapta ao seu jardim pequeno, levando em consideração a quantidade de luz necessária e os cuidados especiais. Vai ser uma maravilha cuidar do seu pequeno jardim com estas belezinhas morando por lá!

 

3. Begônias

Para os mais tradicionais e que adoram um jardim pequeno florido e colorido, as begônias são sempre uma excelente opção. Essas plantinhas belíssimas, que deixam qualquer jardim mais alegre, precisam de poucos cuidados e se adaptam perfeitamente aos espaços reduzidos. Podem, inclusive, ficar plantadas em vasinhos, recebendo água poucas vezes por semana, dependendo da região onde você mora. Só tome cuidado com a luz direta, já que são sensíveis e ficam melhor na sombra.

 

jardim pequeno begônia

4. Bromélias

Jardins de bromélias são um deleite para os olhos. Podem ser misturadas a outras flores e plantas sem jamais perderem a magnitude. E vivem muito bem em vasos ou espaços menores! Suas folhas costumam crescer horizontalmente, formando uma planta vistosa e bonita, enquanto a sua flor nasce ao centro, chamando a atenção de todos.

Elas também são super fáceis de cuidar e podem viver tranquilamente em jardins pequenos e  em espaços cobertos. Se seu jardim pequeno ficar exposto ao sol, garanta uma proteção já que a planta não gosta de luz direta.

 

jardim pequeno bromélia

5. Flor da Fortuna

Essas pequenas florezinhas, disponíveis nas mais diversas cores, garantem vida e beleza aos pequenos jardins. São fáceis de cuidar, podem ficar em vasinhos e, quando florescem, criam um visual pra lá de bonito. Podem ser combinadas com as plantas verdes para ficarem ainda mais bonitas.

Não se esqueça que, de tempos em tempos, as plantas precisam, além de água e sol, de uma boa fertilização, levando em consideração suas particularidades. Com o Planta 100, fertilizante líquido completo e equilibrado, você garante os nutrientes necessários e na medida certa para o seu novo jardim!