Jardim com sombra: conheça as melhores folhagens

23/08/2017 Jardim, Paisagismo
Jardim com sombra

O imaginário que se tem de jardim bonito e saudável é aquele ambiente repleto de verde e de cores vivas, harmonioso e regado pela luz do sol. Porém, essa pode não ser a realidade de muita gente. Hoje em dia, espaços menores e alocados em outros lugares, como os famosos jardins de inverno, têm feito bastante sucesso nas casas de todo o país.

Assim, em um primeiro momento, pode ser difícil pensar em compor um jardim com plantas que lidam bem com a sombra. A impressão que se tem é que as espécies mais bonitas são justamente aquelas que necessitam do sol. Mas nós temos boas notícias: isso não é verdade!

Foi pensando em ajudar aqueles que têm jardim com sombra que nós preparamos o post de hoje! Confira as 4 plantas ideais para esse tipo de lugar.

 

1) Zamioculca

Essa é uma das melhores plantas para quem tem um jardim com sombra! Não é raro vê-la decorando os mais diversos tipos de interiores, já que se trata de uma espécie que lida muito bem com a baixa luminosidade. A planta pode ser plantada tanto em vaso quanto no chão e pode atingir até 1 metro de altura, embora a média de crescimento esteja entre 0,4 e 0,6 metro. A Zamioculca pertence à mesma família do famoso copo-de-leite, que você provavelmente já deve ter visto bastante por aí.

Nos projetos de paisagismo, a planta pode ser cultivada tanto sozinha quanto com outros exemplares da espécie, formando uma composição volumosa e com aspecto denso. Uma das maiores vantagens da Zamioculca é a sua pouca necessidade de cuidados e a sua alta resistência. Assim, é excelente para quem não tem muito tempo para dedicar aos cuidados com o jardim!

jardim com sombra

2) Asplênio

Perfeita para composições em vasos ou em canteiros, é uma planta que se dá bem com o calor, mas o excesso de iluminação não é bem-vindo, assim como o frio. Um pouco parecidas com as das samambaias, as folhas do Asplênio são grandes e têm um brilho bastante único.

A luz direta do sol não é uma grande necessidade dessa planta (muito pelo contrário), mas a umidade é importante! O frio também pode prejudicar a saúde e o desenvolvimento do Asplênio, que pode chegar a até 90 centímetros de altura, se em boas condições.

jardim com sombra

3) Lírio-da-paz

De folhas em tom de verde escuro, suas flores são brancas e simbolizam a paz, como próprio nome sugere. Assim como as outras, também pode ser plantada em vasos ou diretamente no chão, em jardins. O segredo do lírio-da-paz é a umidade: a planta não tolera ambientes muito secos. Ar condicionado e vento podem ser inimigos desse tipo de planta! Isso tudo porque se trata de uma espécie de clima tropical.

Com floração entre a primavera e o verão, as temperaturas abaixo de 15ºC podem ser prejudiciais.

jardim com sombra

4) Costela-de-adão

Nativa do México, a planta recebe esse nome por conta das folhas, que têm segmentos que remetem a costelas. É uma planta bastante simples de ser cuidada e a sua única exigência é, basicamente, um solo fértil. A umidade também é necessária e regas regulares já são suficientes para oferecer à planta aquilo que ela precisa.

O que diferencia a Costela-de-adão das outras plantas dessa lista é a capacidade de suportar baixas temperaturas. Por isso, a espécie pode ser bastante interessante sobretudo para quem mora nas regiões que compõem o sul do Brasil.

jardim com sombra

Agora que você já conhece alguns tipos de folhagem para alegrar o seu jardim com sombra, é hora de saber mais sobre como deixá-lo sempre saudável e bem nutrido. Você sabe quais sinais suas folhagens apresentam quando precisam de adubo? E por que o fertilizante foliar é uma boa opção nesses casos? Confira!