Espelho d’água: como planejar um para o seu jardim

23/01/2017 Paisagismo

Aproveitar o espaço no jardim e pensar numa opção que transforme o local em um novo ambiente pode ser algo complicado, mas, com boas ideias e alguma ajuda profissional, isso pode se tornar uma realidade incrível para o seu ambiente.

O ritmo de vida das pessoas é acelerado e o dia a dia é corrido e atarefado, por isso, ter um lugarzinho especial dentro da sua casa e até mesmo do seu apartamento pode ser uma opção de relaxamento.

Que tal transformar seu jardim em um espaço agradável, aconchegante e ótimo para relaxar no final do dia?

O espelho d’água pode ser a ideia perfeita para o seu jardim ou espaço externo. Esse recurso reúne todas as características para ter um ambiente confortável e também moderno.

A água tem o poder de purificar e tranquilizar e, através do espelho d´água, que é um recurso decorativo arquitetônico, seu ambiente pode mudar. Em geral, ele é bastante raso, entre 20cm e 50cm, ou seja, como o próprio nome diz, é apenas um espelho com a função de refletir na água o ambiente ao seu redor.

No paisagismo, o jardim tem lugar de destaque, já que ele complementa a arquitetura do local e o espelho d´água pode ser uma verdadeira obra de arte se for bem planejada e colocada. Ao seu redor, é possível usar plantas ornamentais e muitas folhagens para compor. Além disso, o espelho d´água melhora o clima, a umidade do local, a luminosidade do ambiente e, principalmente, valoriza o imóvel.

Como planejar o espelho d’água

Inicialmente, é preciso escolher o formato do projeto de acordo com o local em que você deseja instalar o espelho d’água. Para isso, procure a ajuda de um profissional. De acordo com o formato escolhido, a água utilizada poderá ficar em repouso e, em algum ponto, pode ser usada uma fonte para gerar algum movimento e complementar a paisagem do projeto. Como a água fica repousando, seus reflexos dão luminosidade e ganham destaque no jardim.

Os materiais utilizados em geral são tijolos, estruturas de concreto, pastilhas, lona plástica, entre outros. A dica é procurar opções na área de revestimentos, lá é possível encontrar bons materiais e ideias de como fazer espelho d’água.

Leve em conta as dimensões do seu espaço, já que é preciso ter equilíbrio e a harmonia visual é fundamental para que o projeto fique bem instalado.

Como fazer espelho d’água

Após o projeto pronto, começa a instalação do espelho d’água. No local, geralmente é preciso fazer um rebaixamento da área para que a superfície fique rente ao piso. Para isso, é preciso fazer a impermeabilização do espaço. Isso vale para jardim externos e espelhos d’água em ambientes internos principalmente.

A estrutura de base pode ser feita de tijolos, lona plástica, concreto e até mesmo materiais emborrachados. Escolha o que esteja de acordo com o seu projeto.

Se optar pela colocação de fontes para ter o barulhinho d’água ou som de queda d’água, procure as que podem ser compradas prontas. Algumas são montadas em vasos ornamentais. Se ela for mais alta que o espelho d’água, será preciso colocar um ponto de água e dreno.

O espelho d´água utiliza um sistema de filtração através de bombas submersas. Vale destacar que a filtragem é feita sem o uso de química.

O uso de plantas aquáticas dá mais charme ao espelho d’água. Prefira os aguapés, ninfeias, flor de lótus ou cavalinha.

O espelho d’água está se tornando cada vez mais comum nas entradas das casas, em ambientes internos, em salas e, principalmente, em jardins. Dá charme e deixa atrativa a decoração!

como escolher o melhor vaso para a sua planta

cuidados com as plantas do seu jardim