Você sabe tudo sobre a nutrição de plantas?

08/02/2017 Plantas

Quando se fala em cultivar flores e plantas, seja em vasos ou em jardins, a etapa da nutrição é uma das mais importantes e também uma das que mais geram dúvidas. Como cuidar das plantas? Como saber do que elas precisam? Quais são os nutrientes mais necessários? E os menos necessários? Qual tipo de fertilizante devo usar? Com que frequência?

Quanto mais se perde tempo com dúvidas, menos cuidados sua planta terá! Por isso, separamos uma série de dicas sobre nutrição vegetal e uma dica de fertilizante completo para o que você precisa!

 

Como é a nutrição das plantas?

As plantas têm seu crescimento e desenvolvimento proporcionados por nutrientes minerais, que estão no solo, por água e por CO2, por meio das folhas. O problema acontece quando o solo não está oferecendo quantidades suficientes dos nutrientes necessários e, então, a planta não tem de onde absorver seu alimento; mas é neste momento que entram em cena os fertilizantes!

Existem 3 principais elementos que compõem grande parte das necessidades do cultivo e que são consumidos em maior quantidade: carbono (C), oxigênio (O) e Hidrogênio (H).

 

Carbono (C)

O carbono é um dos carboidratos responsáveis por armazenar a energia dos vegetais, além de ser responsável pela composição da estrutura das biomoléculas das plantas. É fixado com o auxílio da fotossíntese, por isso a luz solar se faz tão importante.

 

Oxigênio (O)

Assim como o oxigênio é vital para nós, seres humanos, é também para as plantas. É o elemento responsável por toda a respiração celular!

 

Hidrogênio (H)

Essencial para a composição dos carboidratos, o hidrogênio também auxilia na estrutura das plantas e é obtido através da água.

Depois destes 3 elementos de grande necessidade, as plantas também consomem outros nutrientes, absolutamente essenciais:

Nitrogênio (N)

As proteínas são extremamente importantes na vida das plantas e dos animais; e é ligado a isso que está o papel do nitrogênio, que atua exatamente na formação de proteínas. Além disso, o nitrogênio marca presença em processos fisiológicos muito importantes na vida das plantas, como a fotossíntese e a respiração, além do desenvolvimento e atividade das raízes.

 

Potássio (P)

Que as plantas consomem água, isso não é novidade. Mas o que poucos sabem é que o potássio é extremamente importante para a manutenção da quantidade de água das plantas: o vegetal só absorve água pelas células e pelos tecidos porque houve uma absorção ativa do potássio. Este nutriente também atua na elaboração de açúcares e amidos, sendo bastante responsável para que os frutos amadureçam e se formem. Um dos pontos de vantagem do potássio é que ele trabalha também sobre a rigidez dos tecidos das plantas e isso aumenta a resistência às pragas.

 

Cálcio (Ca)

Grande responsável pelo equilíbrio dos níveis de acidez e de alcalinidade do ambiente no qual a planta vive, o cálcio também é um componente que está presente nas estruturas das células e, por isso, é indispensável para que as estruturas e as membranas permaneçam em pleno funcionamento.

 

Magnésio (Mg)

Seu principal papel está relacionado ao processo de fotossíntese, visto que é um nutriente que compõe a clorofila.

 

Enxofre (S)

Na composição das proteínas, o enxofre atua junto com o nitrogênio. Além de atuar na regulação da osmose nas células, o enxofre também auxilia no metabolismo de lipídios, pois favorece a formação de cloroplastos, que são fundamentais neste processo.

Além destes nutrientes, os chamados macronutrientes, há também os que compõem a classe dos micronutrientes: boro, cloro, cobre, ferro, manganês, molibdênio e zinco, também de suma importância!

 

Nutrição de plantas: como escolher um fertilizante?

A escolha do fertilizante adequado é extremamente importante para que a nutrição seja eficaz e segura. Os fertilizantes completos são as melhores opções para quem precisa de vários nutrientes, considerando que evita a dosagem de fertilizantes diferentes e específicos para cada nutriente, evitando que haja alguma dosagem excessiva, o que pode ser tão prejudicial quanto a carência dos nutrientes.

Planta 100 é um fertilizante completo que une, nas quantidades adequadas, nitrogênio, cálcio, magnésio, boro, cobre, ferro, manganês, molibdênio e zinco, além dos compostos químicos essenciais à base de fósforo e potássio! Outra vantagem é o fato de ser um fertilizante líquido, proporcionando uma aplicação uniforme dos nutrientes e uma resposta nutricional rápida!

Agora que você já sabe para o que serve cada um dos nutrientes necessários das plantas, a escolha pelo fertilizante adequado ficou fácil. Escolha sempre o melhor para o seu cultivo!

 

pragas-mais-comuns

vantagens fertilizante proprio para orquideas