Cuidados com as plantas do seu jardim

14/12/2016 Sem categoria

Um jardim bonito dá prazer tanto para quem olha como para quem trabalha nele. O cuidado com as plantas ainda proporciona alegria e paz de espírito. Por isso é uma atividade que conquista adeptos de todas as idades.

Se você deseja aprender a jardinagem, comece pelo essencial. Continue lendo e conheça 9 dicas de como cuidar das plantas de um jardim!

Escreva sobre as plantas

Pode parecer estranho, mas anotações sobre as plantas lhe ajudarão muito com o passar do tempo. Compre um diário ou uma agenda e escreva tudo sobre seu trabalho cotidiano. Você verá como isso facilitará os cuidados.

Estude o ambiente

É fundamental você conhecer o seu jardim. Estude o microclima do lugar, os ambientes mais quentes e os mais frescos, as condições do terreno etc. Os ambientes com menos vento, com sombras ou protegidos do frio, por exemplo, podem ser ideais para as plantas delicadas.

Conheça a luz e a sombra

Estude também os graus de luz e sombra de cada lugar do jardim. Assim você saberá quais os melhores ambientes para cada tipo de plantas.

Aproveite o outono

O outono é a melhor estação para você plantar no seu jardim. Como o clima favorece as plantas recentes, é o momento ideal para você substituir aquelas que pereceram com o calor do verão.

Como regar

As plantas que ficam debaixo do sol precisam de mais água do que as que ficam na sombra. Aproveite para regar nas horas mais frescas do dia, quando a evaporação é menor. A manhã e o entardecer são excelentes horários para fazer a rega.

Lembre-se que não é bom regar os vasos e as plantas em demasia. Além de tirar os nutrientes essenciais, o excesso de água prejudica o solo e deixa o solo e a planta encharcados. Além disso, a rega exagerada nas folhas e flores favorece o surgimento de fungos.

Compostagem

Ervas, folhas e outros materiais extraídos de plantas mortas são excelentes para o solo. Além de proporcionarem muitos nutrientes para a terra, essa compostagem melhora a estrutura da planta. O solo se torna mais esponjoso, e isso torna sua qualidade de vida melhor.

Pulverize as folhas

A pulverização direta nas folhas acelera a absorção dos nutrientes. Além disso, o fertilizante é metabolizado mais rapidamente, trazendo resultados mais velozes. Ele é essencial porque fornece alguns microelementos que as plantas precisam, como ferro, zinco, cobre, entre outros.

Para não prejudicar as plantas, preste atenção nas recomendações da embalagem sobre as doses. Esses fertilizantes devem servir apenas como suplementos, já que a fonte principal de alimento para uma planta deve vir das suas raízes.

Como evitar ervas ruins

É possível evitar o crescimento de ervas no solo jogando pedaços de casca de pinheiro, de cascalho ou restos de grama. Espalhe esses pedaços embaixo das árvores e arbustos do jardim, formando uma “colcha”. Isso conservará a umidade do solo e manterá as ervas daninhas longe.

Como evitar pragas

Prefira as plantas nativas da sua região. Elas estão mais prevenidas e dificilmente apresentarão pragas. Se desejar economizar, você mesmo poderá obter as plantas, desde que tenha algum conhecimento sobre a natureza.

Com todas estas dicas, prática e carinho pelas suas plantas, seu jardim ficará impecável!