Como podar as orquídeas?

A orquídea está entre as flores mais bonitas do planeta. Sofisticada, delicada e cheia de personalidade, ela deixa qualquer ambiente muito mais bonito e alegre.
Não é à toa que tantas pessoas dedicam suas vidas a cuidar e colecionar esta planta. Mas, por ser tão especial, a orquídea precisa de cuidados diferenciados.
Como cuidar das orquídeas
Para florescer e se manter bela por muito mais tempo, a orquídea precisa de muita luminosidade, mas de forma indireta, jamais exposta diretamente ao sol. Afinal, quando está em seu ambiente natural, a orquídea vive em conjunto com árvores, presa em seus ramos e aproveitando a luz do sol levemente filtrada pelas folhas e galhos.
Esta flor também não gosta de calor excessivo e prefere temperaturas mais amenas, e, de preferência, deve ser mantida longe de grandes variações de temperatura. A orquídea também precisa de ventilação e deve ser regada sempre que o substrato parecer seco.
Além disso, a orquídea é uma planta que precisa de poda. Você sabe como podar uma orquídea? A seguir, confira o passo a passo completo.
Como podar orquídeas
Antes de mais nada, é preciso compreender que existem diferentes podas para a orquídea, sempre de acordo com sua espécie e seu tipo. Por isso, o ideal é que você saiba qual é a espécie da sua antes de começar o trabalho.
Aqui, você vai aprender como podar orquídea de três tipos diferentes. A primeira é chamada de poda de espiga, e deve ser feita em orquídeas do tipo Oncidium:
- Aguarde todas as flores secarem e caírem naturalmente.
- A espiga, caule que abriga as flores, deve estar apresentando amarelamento para ser podada.
- Observe a espiga até encontrar um pseudobulbo, que é uma espécie de protuberância do caule, em forma oval. Geralmente, ele fica um pouco antes da formação das folhas e próximo ao solo.
- Agora, corte a espiga o mais rente ao pseudobulbo possível, usando uma ferramenta bem afiada. Não se preocupe se sobrarem pedacinhos da espiga na planta.
A orquídea do tipo Phalaenopsis tem uma poda diferente
Veja como podar uma orquídea desta espécie.
- Como sempre, aguarde até que as flores morram e sequem naturalmente.
- Mais uma vez, a poda indicada é a de espigas. Mas isso só poderá acontecer quando a planta estiver madura, isto é, depois de sua folhagem ter alcançado cerca de 30 centímetros.
- Siga a espiga e encontre um botão inativo. Esta espiga, mesmo que amarelada, tem potencial para florescer novamente, portanto corte logo abaixo deste botão.
Agora para finalizar…
Veja como podar a orquídea Cattleya:
- Você precisará podar a bainha que está marrom ou amarelada, indicando que não está mais saudável. A bainha é a parte que protege os botões nas orquídeas desta espécie.
- Agora, localize o ponto exato no qual a bainha está ligada ao caule da orquídea.
- Corte, com uma tesoura bem afiada, através da bainha e da espiga. De preferência, faça o corte o mais rente possível à base de folhas da orquídea.
- Tome muito cuidado para não cortar o pseudobulbo ou as folhas.
Você poderá ainda cortar folhas sempre que estiverem com aparência danificada. Basta utilizar uma tesoura bem afiada. Se a folha estiver muito danificada, basta puxar e ela se soltará sozinha da raiz.
E você sabe quais são os outros cuidados que as orquídeas pedem? Confira mais informações: