Árvores frutíferas: saiba mais sobre podas

27/09/2017 Plantas
Árvores frutíferas sendo podadas

As árvores frutíferas são ótimas maneiras de exercer a consciência ambiental. Isso porque elas aumentam a concentração de verde nas cidades, melhoram a qualidade do ar, oferecem sombra e ainda geram os frutos, que podem ser consumidos tanto pelas pessoas quanto pelos pássaros.

Em casa, é perfeitamente possível ter uma árvore frutífera. A depender do espaço, você pode ter um exemplar ou um pequeno pomar das suas frutas preferidas. Mas, como qualquer planta, as árvores frutíferas precisam de cuidados diversos. Adubação, irrigação e poda são alguns desses cuidados. Este último é especialmente importante, já que dá manutenção à saúde da planta.

E é exatamente sobre isso que falaremos hoje! Você sabia que existe mais de um tipo de poda e que elas variam em função da fase da planta e até mesmo do clima? Veja tudo neste post!

 

A importância das podas

Há quem pense que as podas são realizadas apenas por uma questão de estética. Mas a verdade é que os objetivos vão muito além: a poda pode estimular o crescimento e até aumentar a quantidade de frutas da sua árvore!

Com a poda, é possível revigorar a planta. Assim, aqueles exemplares que apresentam pouca vitalidade podem estar precisando apenas de uma boa poda. A poda também é bastante útil para controlar o porte da árvore, recurso especialmente importante para quem tem limitações de espaço.

Além de aumentar a produtividade da árvore, podá-la também influencia diretamente na qualidade do fruto! Além disso, é com a poda que retiramos os galhos e ramos doentes e que já não têm utilidade, liberando espaço e permitindo um melhor alcance da luz do sol.

 

Os tipos de poda

 

Poda de formação

A poda de formação é indicada nos períodos iniciais do desenvolvimento das plantas. Por se realizada nessa fase, o principal objetivo é organizar o crescimento da árvore e a distribuição dos ramos. Essa poda é especialmente importante já que a distribuição futura dos galhos e ramos influenciará diretamente no acesso à luz do sol e à ventilação. Por isso, procure podar a planta deixando essas partes intercaladas!

 

Poda de limpeza

Essa é uma poda que deve ser recorrente e aplicada não somente em um determinado período da vida da planta, como a poda de formação. A poda de limpeza é uma das podas de manutenção das árvores frutíferas e a sua função é a de “dar um gás” na árvore antes de iniciar a safra. Quando a árvore já é mais velha, essa poda consiste em retirar os galhos secos e sem utilidade. Já nas plantas mais novinhas, essa poda deve retirar os brotos que estão abaixo da copa, sob o risco de enfraquecerem a árvore por conta do consumo da seiva.

 

Poda verde

É indicada para quando a árvore está em seu auge: volumosa, verdinha e densa! Isso porque tanto viço pode prejudicar a planta. Essa densidade das folhas pode atrapalhar, como já dissemos, o alcance da luz do sol e a ventilação das folhas que estão mais próximas ao tronco. Caso isso aconteça, a produção dos frutos é afetada diretamente. E é claro que nós não queremos isso, certo?

 

Poda de frutificação

Esse é o único tipo de poda que tem restrições. A poda de frutificação é recomendada para aquelas árvores frutíferas que se encontram em regiões de clima temperado. Nesse modelo, o objetivo é o de, enquanto a planta ainda está em repouso, remover os galhos antigos que frutificaram na última colheita. Assim, você garante que esses ramos frutifiquem ainda mais na próxima safra!

 

Quando podar?

Nas podas que devem ser feitas em determinado período da planta, é necessário saber quando esse período acontece em cada tipo de frutífera. Geralmente, saber quando é a época de colheita funciona como um norte bastante interessante para identificar os outros períodos. Por isso, separamos uma tabela com algumas frutas e seus respectivos meses de colheita. Confira

 

Abacateiro Abril a setembro
Abacaxi Pérola Abril a julho
Abacaxi Smooth cayenne Outubro a fevereiro
Ameixeira Novembro a janeiro
Bananeira Ano todo
Caquizeiro Fevereiro a maio
Caramboleira Novembro a janeiro
Coqueiro Agosto a março
Figueira Dezembro a abril
Goiabeira Janeiro a abril
Jabuticabeira Setembro a dezembro
Laranja Natal Julho a novembro
Laranja Valência Setembro a janeiro
Laranja Bahia Março a julho
Laranja Baianinha Março a junho
Laranja Serra d’água Março a junho
Laranja Campista Março a julho
Laranja Piralima Março a junho
Laranja Itaboraí Julho a setembro
Laranja Lima Março a junho
Laranja Pera Maio a fevereiro
Laranja Sanguínea Março a junho
Laranja Hamlin Março a junho
Limão Siciliano Janeiro a abril
Limão Tahiti Dezembro a junho
Limão Galego Novembro a abril
Macieira Abril a junho
Mamoeiro Ano todo
Mangueira Novembro a março
Maracujazeiro Janeiro a junho
Marmeleiro Janeiro a fevereiro
Nectarina Outubro a dezembro
Nespereira Agosto a novembro
Pereira Janeiro a fevereiro
Pequizeiro Novembro a janeiro
Pessegueiro Novembro a fevereiro
Tangerineira Poncã Abril a setembro
Tangerineira Murcotte Junho a outubro
Tangerineira Rio Abril a julho
Tangerineira Cravo Março a Agosto
Tangerineira Dancy Julho a setembro
Videira

Dezembro a fevereiro

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como deixar as suas árvores frutíferas impecáveis com a poda, que tal saber qual é melhor tipo de adubo para esse tipo de árvore?