A vantagem do adubo foliar para orquídeas

07/07/2017 Flores
adubo foliar para orquídeas

As orquídeas são uma das flores mais comuns em todo o mundo. Em praticamente todos os cantos do mundo, você tem a possibilidade de encontrar uma espécie de orquídea por lá. O único lugar onde não se vê orquídeas é na Antártida.

Já há um tempo que o ambiente dessas flores deixou de ser restritamente a natureza e passou a ser as casas e apartamentos do mundo todo. Bastante versátil, algumas espécies de orquídea são ótimas para os ambientes internos e têm uma manutenção relativamente simples.

Um dos cuidados que se deve ter com qualquer espécie de orquídea é a preocupação em oferecer adequadamente a alimentação que a planta necessita, já que é na nutrição que a planta encontra tudo aquilo que precisa para se desenvolver com saúde e beleza.

Entre as diversas opções de fertilizantes, você já deve ter ouvido falar do adubo foliar. Mas você sabe quais são as vantagens dessa versão para as orquídeas?

 

Para não errar na dose

Entre os fertilizantes orgânicos e os químicos, aquele que oferece mais segurança quanto à aplicação e, consequentemente, à eficiência são os químicos. Isso porque, na maioria das vezes, são fertilizantes foliares — e, portanto, líquidas — e isso facilita na hora de dosar a aplicação. Geralmente, as instruções adequadas constam na embalagem do produto e aí é só segui-las, misturando a quantidade certa de fertilizante na quantia indicada de água, aplicando na planta logo em seguida.

Os fertilizantes que não são líquidos — os granulados — oferecem grande risco de intoxicação por excesso de sal, podendo até mesmo levar sua orquídea à morte.

 

Alto poder de absorção

Essa vantagem é que faz toda a diferença quando o assunto são os fertilizantes líquidos foliares. Isso porque esse tipo de fertilizante, como já dissemos, é diluído e, como você já sabe, qualquer planta absorve muito bem a água. Além disso, as folhas das plantas contam com os estômatos, estrutura responsável pela absorção e troca de elementos necessários à planta. Isso facilita a nutrição e as folhas acabam ajudando as raízes — estrutura responsável pela maior parte da absorção — na tarefa de nutrir a orquídea.

Assim, a resposta de nutrição é muito mais rápida se comparada com a de outros tipos de fertilizante.

 

Economia para o seu bolso

Além dos dois pontos citados acima, temos a vantagem da economia. Isso porque, já que o fertilizante é diluído em água, o rendimento acaba sendo impressionante. Um frasco de fertilizante líquido e foliar, com 250 mL, na hora da aplicação rende até 125 L. Ou seja, adubo suficiente para muitas aplicações!

 

Praticidade e facilidade no seu dia a dia

A facilidade dos fertilizantes foliares casa perfeitamente com a rotina cada vez mais corrida que temos com o passar do tempo. A adubação foliar — de fertilizantes completos — é recomendada de 15 em 15 dias, em média. E, por serem completos, esses adubos dispensam o uso de fertilizantes separados, já que concentram em uma única fórmula até 12 nutrientes essenciais para a saúde das orquídeas!

 

E você, já usou adubo foliar nas suas orquídeas? Quer saber mais sobre o assunto? Confira nosso post e conheça Orquidium 100!