6 dicas para um jardim florido mesmo no inverno

05/06/2017 Jardim
mantenha o jardim florido mesmo no inverno

Os jardins são responsáveis por enfeitar e trazer vida para as casas, afinal, quando se tem um jardim cheio de flores, automaticamente o ambiente se torna mais alegre. No entanto, manter o espaço florido durante todo o ano é um verdadeiro desafio para muitas pessoas, uma vez que, com a chegada das baixas temperaturas, as flores acabam e até mesmo o gramado sofre, perdendo um pouco de sua beleza.

Quando chega o inverno, as pessoas que possuem jardins em casa sofrem uma decepção muito grande, pois no verão as flores nascem de maneira quase que espontânea, enquanto que, no frio, elas desaparecem, deixando um ar de vazio e os jardins completamente sem vida.

Se você possui jardim em sua casa e quer saber como mantê-lo florido mesmo durante o inverno, veja as nossas dicas a seguir:

 

1. Saiba escolher as flores

A primeira coisa que você deve fazer para manter o seu jardim florido durante todo o ano, inclusive no inverno, é saber escolher as flores certas para plantar. Isso porque existem espécies de flores que florescem em diferentes épocas do ano. Portanto, é fundamental conhecer o tempo de florescimento de cada uma delas para saber escolher flores de diferentes épocas. Assim, quando as mais acostumadas ao verão começarem a desaparecer, as flores de inverno estarão começando a desabrochar.

As espécies que mais se adaptam ao inverno são as rosas, a azaleia, o amor-perfeito, a calêndula, a cinerária, a margarida inglesa, a nemésia, o jasmim de inverno e a boca de leão.

 

2. Fique atento às pragas

Existem algumas espécies de pragas costumam aparecer mais durante o inverno, principalmente nas épocas mais úmidas. As pragas mais comuns dessa estação são as lesmas e caramujos, que podem até parecer indefesos, mas causam estrago no seu jardim. Evite o aparecimento utilizando soluções caseiras, como as soluções com vinagre e álcool, que não afetam tanto as plantas.

 

3. Cuidado com as regas

No inverno, a evaporação da água é menor e por isso você deve regar o seu jardim com menos frequência, evitando que as suas flores apodreçam. No entanto, regar menos não significa que você não deve dar água para as plantas. Preste atenção na terra e quando perceber que ela está seca, faça a rega, de preferência no período da manhã.

 

4. Faça podas

O inverno é a melhor época para você realizar a poda dos galhos secos do verão. Assim, na próxima estação as flores virão com mais intensidade. As plantas que ainda estiverem floridas ou em fase de florescimento não devem ser podadas.

 

5. Não adube o solo

Você só deve realizar a adubação do seu jardim durante a primavera ou o verão, pois no inverno a maioria das espécies permanece em dormência, e adubá-las pode trazer sérias consequências.

 

6. Proteja o seu jardim

E, por fim, a última dica é proteger o seu jardim nos dias mais frios do ano. Preste atenção na previsão do tempo, pois se indicar uma geada, é importante que você proteja o seu jardim com uma lona durante a madrugada, para evitar que o seu gramado e suas flores queimem.