6 dicas de como cortar a sua grama

27/03/2017 Jardim, Paisagismo

Além de saber como cortar a grama, para deixá-la sempre bonita e saudável, é preciso ter alguns cuidados. Para ajudar você com isso, separamos aqui dicas para que tudo isso fique ainda mais fácil. Veja a seguir:

A primeira delas é com relação ao plantio. Na hora de escolher o tipo de grama, opte por uma espécie que se adeque bem à temperatura da região onde mora, quantidade de chuva e tipo de solo.

Falando em solo, lembre-se de que ele deve ser adubado e nivelado a fim de facilitar o crescimento e a manutenção da grama. Além disso, é importante que torneiras estejam por perto, facilitando a irrigação sempre que necessário.

Assim que terminar a instalação dos blocos de grama, aplique uma camada de terra vegetal e, durante os primeiros 7 dias, mantenha a irrigação diária, de preferência ao final do dia, quando a temperatura já está mais amena.

Para a manutenção, o segredo é ficar de olho no clima. Dias sem chover pedem uma boa irrigação. Não se esqueça de comprar fertilizantes e aplicar no local pelo menos duas vezes a cada ano: no início da primavera e no final do verão, já que as condições secas interferem na qualidade do solo.

No inverno ou outono, se estiver muito chuvoso, pode ser que fungos venham a crescer na grama. Isso é facilmente detectado ao observar a cor, que fica mais amarelada ou com aspecto ralo. Nestes casos, procure aplicar produtos capazes de diminuir ou acabar com a proliferação desses fungos.

6 Dicas de como cortar a grama

 

1. Cuidado com o primeiro corte

O primeiro corte deve ser realizado logo em seguida da enraização. Isso permite que o crescimento seja estimulado.

2. Altura ideal

O ideal é que a grama fique com uma altura entre 5 e 7 centímetros. Assim, ela ficará mais uniforme, bonita e você não corre o risco de prejudicar a planta.

3. Cuidado com o excesso de poda

Saber como cortar a grama é encontrar o equilíbrio. Quando feita em excesso, a poda pode prejudicar a nutrição e deixá-la mais suscetível a pragas, fungos e doenças. Espere que a altura esteja acima de 7 centímetros para cortar a grama.

4. De olho nas lâminas de corte

Este é um dos segredos de quem conhece bem como cortar grama. Antes de começar, verifique as lâminas estão bem afiadas. Assim, além de evitar quebras, você garante um visual mais uniforme.

5. Retire o excesso de aparas

Terminou de cortar? Então varra bem as folhas. Além de uma questão estética, a grama seca pode se tornar uma palha e dificultar que a água chegue no solo, além de prejudicar a ventilação no local.

6. Para deixar tudo mais bonito

Para conseguir um visual diferenciado, varie sempre o sentido da poda para evitar a compactação do solo. Para finalizar, corte faixas com diferentes alturas para ter, ao final, um gramado digno de revista.

Agora que você já sabe como cortar grama e cuidar dela, é só aproveitar sua beleza e conforto térmico! Quer saber mais sobre como cuidar melhor do seu jardim? Leia tudo aqui!

5 tipos de grama para voce escolher o seu

como livrar seu gramado de ervas daninhas