6 árvores frutíferas para ter em casa

09/08/2017 Jardim, Plantas
árvores frutíferas para ter em casa

Engana-se quem pensa que as árvores frutíferas são privilégios apenas de quem tem espaço de sobra no jardim. Hoje em dia, há uma extensa variedade de frutíferas que podem ser cultivadas em pequenos espaços e até mesmo em vaso.

Dedicar um espaço do seu jardim para o cultivo das árvores frutíferas traz uma série de vantagens: além de ornamentar o seu ambiente, você ainda conta com o aroma inconfundível que só esse tipo de árvore traz e, de quebra, garante frutos deliciosos e com boa procedência!

Ficou interessado em ter árvores frutíferas em casa? Confira a lista que nós preparamos!

 

1) Pitangueira

Não é raro encontrar pézinhos de pitanga espalhados por aí, o que indica que esse é um tipo de frutífera que talvez possa fazer parte do seu jardim também! A pitangueira precisa, basicamente, de sol e água! Trata-se de uma planta de clima quente e úmido e, por isso, precisa de sol e regas em abundância. O maior alerta sobre as pitangueiras é: se você mora em regiões de muito frio, as pitangueiras não são a melhor opção; não suportam geadas, por exemplo.

 

2) Limoeiro

Já imaginou colher os frutos da sua limonada diretamente do seu jardim? O cultivo do limoeiro pode ser tanto em vaso quanto em pequenas áreas. Basta que o ar circule bem e que haja garantia de algumas horas de luz solar. Para que a planta se desenvolva de maneira saudável, a água é essencial e deve ser bem boas quantidades. Mas cuidado para não encharcar o solo!

 

3) Amoreira

Os pés de amora, tão grandes e fartos como vemos por aí, podem ser plantados até mesmo em vasos! É necessário, apenas, dar atenção às podas: a planta tende a procurar o sol por meio dos galhos, o que pode fazer com que a amoreira cresça bastante para cima e para os lados. Mas não há segredos: é só podá-la para que se encaixe no espaço disponível.

A amoreira também é uma planta que precisa de umidade. Assim, ambientes secos não são ideais para o seu desenvolvimento.

 

4) Jabuticaba

Se você tem um espaço um pouco maior no seu jardim, ter uma jabuticabeira pode ser uma ótima opção. E se a sua região for de clima mais frio, o pé de jabuticaba é frutífera perfeita! São plantas resistentes, inclusive, às geadas. Mas não é porque o frio é bem-vindo que as sombra também é: busque plantar a sua jabuticabeira em locais que receba luz do sol.

 

5) Pessegueiro

De frutos macios e doces, o pessegueiro também pode ser plantado em jardins e até mesmo em vasos. Seu plantio é perfeitamente possível, mas é preciso ter mente que se trata de uma planta que levará alguns anos para dar frutos. Por isso, perseverança é fundamental para quem quer colher seus próprios pêssegos. Outra dificuldade que se tem é para realizar o plantio: é preciso retirar a semente que se encontra dentro do caroço do pêssego. O processo é bastante dificultoso, já que a semente é frágil e, portanto, o caroço é bastante rígido.

Além disso, não basta retirar a semente e já plantá-la na terra: é preciso fazer com que ela germine. Esse processo, por sua vez, deve ser ativado com baixas temperaturas. O ideal é manter as sementes na geladeira e esperar até que se note a germinação. Só então será possível transferir a semente para a terra.

As regas devem acontecer quando o solo estiver com pouca umidade. E, falando em solo, vale lembrar que o pessegueiro se desenvolve bem naqueles que são férteis e bem drenados. As melhores regiões para plantar um pessegueiro são aquelas em que faz bastante calor durante o dia e frio à noite.

 

6) Figueira

Se você gosta de figos, ter esse fruto nascendo no seu quintal pode ser excelente! De clima tropical, é uma árvore frutífera que precisa de sol pleno para se desenvolver adequadamente. O solo deve ser bem drenado e rico de nutrientes para que o resultado seja figos em quantidade. Isso porque é uma planta que lida bem com solos pobres, mas o reflexo disso será visto na quantidade de frutos posteriormente.

Quais dessas opções você já tem em casa? E qual você gostaria de cultivar? Quer saber mais sobre os cuidados com as árvores frutíferas? Confira nosso post sobre o melhor tipo de adubo para essas árvores e conheça também o Plantas 100!