Fertilizante para plantas: 10 sinais de que o seu jardim precisa de um

19/04/2017 Jardim, Paisagismo

O cultivo de um jardim exige conhecimento sobre a conservação do solo e os cuidados com as plantas. O desenvolvimento vegetal saudável depende da qualidade da nutrição que as espécies absorvem através do solo, do ar e da água. Os minerais essenciais para as plantas são: nitrogênio, potássio, fósforo, magnésio, cálcio, boro, enxofre, ferro, cloro, cobre, zinco, níquel, molibdênio e manganês. Outros elementos vitais são o oxigênio, hidrogênio e carbono. Complementam a nutrição vegetal: sódio, cobalto, sílica e selênio.

No ambiente natural, as plantas e as árvores encontram os nutrientes que necessitam para crescer, florescer e dar frutos. Porém, em áreas cultiváveis, como os jardins, é necessário fertilizar o solo porque, com o passar do tempo, a quantidade de nutrientes diminui devido ao próprio consumo das espécies plantadas e aos efeitos das condições climáticas como as chuvas fortes, que podem levar os nutrientes essenciais para as camadas mais profundas da terra, não sendo alcançados pelas raízes.

É importante que as plantas recebam os nutrientes essenciais, na quantidade adequada, para que tenham um ciclo de vida normal. De todos os nutrientes, três elementos são fundamentais: nitrogênio, fósforo e potássio. O nitrogênio é necessário para a produção de clorofila e para o desenvolvimento dos brotos e das folhas. O fósforo é importante para o crescimento saudável das raízes e formação dos botões de flores. A produção de flores e frutos saudáveis depende da absorção de potássio.

Para manter o jardim vivo é necessário utilizar fertilizantes para repor os nutrientes do solo e, assim, garantir a beleza e a saúde da grama, plantas e flores. O uso de fertilizantes, na medida certa, fortalece os vegetais e protege-os contra doenças. As melhores épocas para aplicar fertilizante no jardim são a primavera e o verão. No outono e inverno, as plantas estão em estado de dormência.

Quais são os sinais de que o jardim necessita de fertilizante para plantas?

Quando ocorre um desequilíbrio no processo de nutrição, o metabolismo das plantas é afetado e elas podem morrer. Porém, antes de chegar a esta situação extrema, as plantas apresentam alguns sintomas decorrentes da carência de minerais e outros nutrientes necessários para mantê-las vivas. Veja quais os principais sinais de que o jardim precisa de fertilizantes:

  1. Crescimento lento ou reduzido;
  2. Floração reduzida ou ausente;
  3. Enrolamento e queda das folhas;
  4. Alteração da coloração das folhas;
  5. Caules e hastes fracos;
  6. Baixa produção de clorofila;
  7. Necroses nas folhas e no caule;
  8. Redução do crescimento radicular;
  9. Degeneração de flores e frutos;
  10. Baixa resistência a pragas ou doenças.

Estes são os principais indicadores de que o jardim necessita de cuidados urgentes e aplicação de fertilizantes de qualidade. Porém, da mesma forma que a automedicação deve ser evitada, o uso de fertilizantes por conta própria, sem prescrição profissional pode resultar em efeito inverso ao desejado. Portanto, consulte um jardineiro profissional e experiente para fazer a fertilização do jardim.

O ideal, claro, é realizar a manutenção preventiva do jardim para eliminar as pragas e manter o solo arejado e fértil o ano todo. Dessa forma, relvas e plantas estarão sempre viçosas e saudáveis. Mas se a situação do jardim já está crítica, não perca mais tempo. Com a ajuda de um profissional é possível recuperá-lo com a aplicação de fertilizante de qualidade e outros cuidados.

Seu jardim está precisando de fertilizantes? Você provavelmente já sabe que a variedade de adubos disponível à sua escolha é bastante vasta. E você também já deve ter ouvido falar sobre os fertilizantes líquidos; mas o que você sabe sobre eles? Nós preparamos um post repleto de informações sobre como as versões líquidas são excelentes para aplicação em jardim!

por que os fertilizantes líquidos são melhores para o meu jardim

fertilizante para plantas flores 100